Veja o resumo dos principais pontos da norma da ABNT 16071 para playgrounds
Você sabia que existem normas que regulamentam a instalação e a manutenção de playgrounds em todo o país? A NBR 16071 determina uma série de regras relacionadas aos parques para as crianças a fim de torná-los um lugar adequado para eles. Veja como a norma da abnt para playgrounds garante a segurança das crianças nessas áreas de lazer.
Após revisão realizada pela própria ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em parceria com a ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), de entidades oficiais, fabricantes, fornecedores e laboratórios de testes, em 2012, houve alterações na norma da ABNT para playgrounds, a fim de fortalecer os requisitos de segurança para as crianças.
A NBR 16071 foi criada em 2012, mas vigora no Brasil desde julho de 2013, e estabelece diversos requisitos de segurança para playgrounds e áreas para lazer infantil. Foi dividida em 7 partes e traz diversas orientações para proporcionar a segurança dos brinquedos, isso inclui a
instalação, manutenção, inspeção, utilização de todos os equipamentos, projetos, brinquedos e pisos presentes nos parquinhos.
Você pode solicitar um laudo técnico de um engenheiro mecânico para averiguar a segurança do seu playground ou do condomínio onde você mora, para poder solicitar ao síndico medidas de adequações.
Solicitar agora mesmo uma análise técnica sem compromisso.
Como a grande maioria das normas da ABNT, nem sempre os pontos da norma da abnt para playground são muito claras e fáceis de serem entendidas, pensando nisso, hoje vamos resumir as principais resoluções dessas normas para você, que mora ou administra um condomínio, ficar por dentro das melhores práticas em relação aos playgrounds para a segurança das crianças.
Manutenção e segurança
A nova norma da ABNT para playgrounds apresenta algumas recomendações em relação à manutenção do local, como por exemplo:
- É preciso manter o piso nivelado e resistente ao amortecimento de impactos;
- O playground não deve ser colocado sobre asfalto, concreto ou superfícies finas;
- As peças devem ser lubrificadas e soldadas quando necessário, além de substituir partes que estejam desgastadas ou defeituosas;
- Os defeitos de pintura devem ser corrigidos e devem ser repostos parafusos, ligamentos, presilhas e fechos;
- É preciso também verificar se as porcas e os fechos dos brinquedos estão apertados;
- Tomar o cuidado de manter as áreas livres.
As orientações devem ser rigorosamente cumpridas, inclusive em relação às
vistorias no playground. Ela deve ser realizada diariamente pelo síndico, pelo agente da comunidade ou mesmo pelos pais e usuários dos espaços. Essa inspeção serve para se verificar pequenas avarias ou irregularidades que possam colocar a segurança das crianças em risco, e deve ser comunicado imediatamente para os responsáveis e contactar um engenheiro mecânico para emissão de um
laudo técnico para playgrounds.
Além da vistoria diária dos pais e responsáveis, uma vistoria técnica deve ser feita a cada seis meses para se observar as estruturas e os demais pontos que compõem o local. O profissional adequado para isso é o engenheiro mecânico, que tem a atribuição e expertise das normas de segurança de brinquedos e playgrounds. Deve-se realizar uma vistoria com responsabilidade técnica, onde é preciso verificar todos os requisitos de segurança listados na norma com
emissão de uma
ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por um engenheiro mecânico credenciado pelo CREA/CONFEA.
Pisos e brinquedos
As normas da ABNT para playgrounds também recomendam que todas as superfícies destinadas a entrar em contato com os pés devem ser horizontais e uniformes. Nesse sentido, pisos e degraus devem ser espaçados por igual e devem ser macios e feitos para amortecer o impacto das quedas. Exemplos de pisos apropriados:
- Areia;
- Grama sintética;
- Piso emborrachado.
Em relação aos brinquedos, eles devem ser separados por pelo menos 1,30 m de distância e devem ser confeccionados com materiais atóxicos. Os parafusos e as roscas salientes acessíveis devem possuir um acabamento de proteção, para que não permaneçam cantos afiados ou agudos. Não deve haver nenhuma protuberância em qualquer posição que represente perigo para as crianças.
Em relação à escolha dos materiais dos brinquedos, eles devem possuir um bom acabamento (liso, livre de lascas, farpas e rebarbas) e não devem sofrer tratamento com produtos tóxicos. Os materiais mais procurados são os de plástico ou de madeira. É importante ressaltar que qualquer defeito no brinquedo deve ser comunicado ao zelador ou à direção do condomínio e solicitar um laudo de um engenheiro. Nesse caso, a interdição do playground deve ser imediata até que se corrija o problema.
Todas as normas da ABNT para playgrounds devem ser seguidas como um verdadeiro manual de segurança, para que se previna acidentes graves e evite maiores transtornos. Afinal, é a saúde e a integridade física das crianças que estão em jogo.
Por isso é fundamental obter um laudo técnico de um profissional engenheiro mecânico para garantir que os equipamentos estejam dentro da norma de segurança. Para você se informar ainda mais sobre esse tema, entre em contato direto com o engenheiro mecânico através do whatsapp, email ou ligação. Não deixe a segurança para depois.
Fonte: ABNT
Você busca ou precisa de um laudo de segurança de brinquedos e playgrounds
A ENGEMECO Soluções é uma empresa especializada em segurança de brinquedos e playgrounds com qualidade, agilidade e segurança. Solicite uma avaliação técnica sem compromisso do nosso Engenheiro Mecânico para vistoria em seu playground. Entre em contato agora mesmo através dos nossos meios de contato disponíveis no site.